top of page
IMG_3227.JPG

NOTÍCIAS

ABRIL 2024

ATELIER SOBRE AS FREIRAS

Desta vez foram os alunos do 4º ano de escolaridade da Escola EB1/PE dos Ilhéus e alunos do 3º ano da EB1/PE do Jardim da Serra que participaram no atelier “Freiras, aves montanhistas e navegadoras”

As crianças muito entusiasmadas com estas espécies, fizeram várias questões em relação à vida da freira-da-madeira e da freira-do-bugio. No final da atividade, os alunos recebem um caderno de atividades que conta a história destas aves marinhas, as suas ameaças e apresenta jogos relacionados com a temática, os quais podem ser explorados divertidamente pelos mesmos.

MARÇO 2024

REUNIÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA PARA A TEMÁTICA PREDADORES

Foi no final do mês de março que decorreu a II Reunião Científica do projeto para a temática predadores da freira-da-madeira. O projeto recebeu presencialmente a Professora Maria da Luz Mathias e a investigadora Sofia Gabriel, ambas do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o objetivo de aconselhamento e orientação nas ações de estudo e controlo de predadores, incluindo visita à área de intervenção do projeto no Areeiro.

A introdução de predadores terrestres pelo homem, como ratos e gatos, tornou-se na maior ameaça às aves marinhas, principalmente em habitats de ilhas. Ao longo dos anos o programa de controlo implementado tem garantido a conservação da freira-da-madeira, através da criação de zonas de exclusão de predadores e do esforço do trabalho de campo na monitorização de armadilhas. No entanto, quase todos os anos são registadas mortes de aves por predação, resultado da constante presença de ratos, gatos e até furões na área, e da sua resiliência ao esquema de controlo.

MARÇO 2024

PASSATEMPO MENSAL LIFE FREIRAS

Foi criado um passatempo mensal nas redes sociais do IFCN, com objetivo de divulgar o projeto e sensibilizar a população para a conservação das freiras do arquipélago da Madeira e seus habitats.

Baseia-se na construção de uma frase que inclua obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudarão mensalmente. O passatempo está aberto a toda a população, e o vencedor recebe material divulgativo do projeto.

A frase vencedora do mês de março foi: “O projeto LIFE Freiras, no arquipélago da Madeira, dedica-se ao estudo e conservação de duas espécies endémicas de aves marinha.”

Conheça as novas palavras chave que saem mensalmente e participe!

JANEIRO 2024

REUNIÃO EXECUTIVA DO PROJETO LIFE FREIRAS

No passado dia 31 de janeiro de 2024 realizou-se mais uma reunião executiva do projeto LIFE Freiras.

Esta reunião presencial contou com a participação dos parceiros e equipas técnicas das várias temáticas de trabalho do projeto, que partilharam atividades desenvolvidas e resultados após o segundo ano de projeto.

Foi também o momento de planear 2024, dando continuidade aos trabalhos para melhorar o estado de conservação das freiras endémicas do arquipélago da Madeira, aumentar o conhecimento sobre estas aves e sensibilizar a população para a importância da sua conservação.

JANEIRO 2024

O LIFE FREIRAS CONTINUA NAS ESCOLAS

As atividades educativas no âmbito do projeto de conservação LIFE Freiras continuam a ser dinamizadas nas escolas. 
O atelier “Freiras, aves montanhistas e navegadoras” foi dinamizado, no Jardim de Infância Apresentação de Maria – Associação Calheta. 
As crianças de tenra idade ficaram encantadas com as caraterísticas destas duas aves marinhas, exclusivas do arquipélago da Madeira, e com a exploração do caderno de atividades alusivo ao tema!

DEZEMBRO 2023

MESAS INTERPRETATIVAS DÃO A CONHECER AS FREIRAS

Recentemente, a Eira do Serrado e o Porto da Cruz receberam mesas interpretativas do Projeto LIFE Freiras. Estas fornecem informações sobre as aves marinhas endémicas, freira-da-madeira e freira-do-bugio, e as iniciativas do seu projeto de conservação.
Com a mesa interpretativa do Porto da Cruz como cenário, o parceiro do projeto SPEA dinamizou uma atividade de educação ambiental com 33 alunos da Escola EB 1,2,3/PE do Porto da Cruz. Durante esta iniciativa, foram abordadas questões sobre as freiras e as suas ameaças, nomeadamente a poluição luminosa. 

NOVEMBRO 2023

LIFE FREIRAS NO CONGRESSO DE ORNITOLOGIA

Foi entre os dias 22 e 26 que o LIFE Freiras esteve presente no XI Congresso de Ornitologia e II Jornadas da Macaronésia em Ponta Delgada - Açores, para divulgar as suas ações e partilhar resultados com investigadores, biólogos, ornitólogos e estudantes. Este congresso é o principal evento técnico científico de ornitologia e conservação de aves e habitats a nível nacional, nesta edição também dedicado aos arquipélagos da Macaronésia.
No âmbito do LIFE Freiras foi apresentada uma comunicação oral pelo parceiro XGT, com o título: "Alerta de Predadores Impulsionado por IA para a Proteção das Pterodromas endémicas no Arquipélago da Madeira", sobre o sistema desenvolvido para triagem e organização de imagens de câmaras automáticas utilizadas nas monitorizações das freiras e dos seus predadores. Foi também apresentado um poster de divulgação das ações gerais do Projeto, com enfoque para utilização de equipamentos que auxiliarão a conservação futura destas aves marinhas endémicas.

OUTUBRO 2023

FORMAÇÃO EM TÉCNICAS DE MONTANHA

Foi durante outubro e novembro que decorreram 2 sessões de formação em técnicas de montanha, ministrada às equipas de campo dos trabalhos de conservação e monitorização da freira-da-madeira, em conjunto com as equipas que atuarão no plano de contingência em caso de desastre natural na área de nidificação desta ave marinha.
A formação decorreu no âmbito do Projeto LIFE Freiras e teve como objetivo formar e reciclar conhecimentos em técnicas de montanha e resgate com acesso por cordas. Foi dirigida aos Vigilantes da Natureza, Sapadores Florestais e técnicos do IFCN, durante dois dias de componente teórica e prática em plena montanha.

SETEMBRO 2023

GRUPO DE ERASMUS VISITA O CENTRO
FREIRA-DA-MADEIRA

Foi no passado dia 26 de setembro que um grupo de 60 alunos de Erasmus, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, visitou o centro freira-da-madeira localizado no Areeiro.
O grupo através de uma visita guiada contemplou a exposição permanente alusiva à freira-da-madeira e ao seu habitat, e posteriormente, junto à área de nidificação (Ninho da Manta) foram sensibilizados sobre o Projeto.

SETEMBRO 2023

NOTÍCIAS DO PARCEIRO XGT

O XIS Group uniu forças e desempenhou um papel vital neste projeto: o desenvolvimento de um sistema que realiza o reconhecimento das espécies presentes nas imagens, bem como a sua devida gestão e organização.
Como resultado, este sistema possui a capacidade de detetar potenciais predadores, notificar e atuar rapidamente contra estas ameaças. 
Mas o nosso compromisso não acaba aí! Não estamos apenas a detetar ameaças e a monitorizar os ninhos existentes; estamos a aventurar-nos em território desconhecido, explorando novas áreas de nidificação.
Este esforço tem potencial para revelar uma contagem populacional previamente subestimada, lançando nova luz sobre as magníficas Freiras do arquipélago. 
Juntos, estamos a escrever um futuro mais brilhante para estes habitantes únicos do mundo das aves!

AGOSTO 2023

ATIVIDADE DE RECOLHA DE SEMENTES 

Uma das ações previstas no projeto LIFE Freiras é a recuperação da vegetação indígena em áreas dominadas por espécies invasoras. Paralelamente ao controlo da vegetação invasora, será fomentado o desenvolvimento de vegetação indígena através da dispersão de sementes.

Nesse âmbito, decorreu no mês de agosto uma atividade de recolha de sementes de espécies indígenas no Maciço Montanhoso Oriental, área de nidificação da freira-da-madeira. Essas sementes serão posteriormente dispersas nas áreas onde decorrem trabalhos de controlo de invasoras, e visam a criação de um coberto vegetal indígena que impeça a recuperação da giesta (Cytisus scoparius).  

Nesta atividade, que decorreu no Pico do Areeiro, entre o Ninho da Manta e o Pico do Gato, estiveram envolvidos cerca de 20 voluntários e colaboradores do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e foram recolhidas semente de massaroco, estreleira e piorno.

JULHO 2023

PROJETO LIFE FREIRAS NA TELEVISÃO REGIONAL

Foi no passado dia 28 de julho, Dia Mundial da Conservação da Natureza, que o IFCN esteve presente no programa “Verão cá dentro” da RTP Madeira com o tema LIFE Freiras.
Numa data a assinalar, foi dado destaque a um projeto de Conservação de Natureza que está a ser desenvolvido em prol das duas espécies marinhas ameaçadas, únicas no Mundo e que só ocorrem no nosso arquipélago!
Foi apresentado sobre o projeto, sobre as freiras e suas ameaças e as ações que pretendem minimizar estas ameaças.
Saiba mais sobre esta conversa ao min 22:50.

JULHO 2023

PROTOCOLO PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREA NO MACIÇO MONTANHOSO

A 28 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial da Conservação da Natureza, foi assinado o Protocolo de Cooperação Estratégica para o Desenvolvimento de Ações de Restauração e Gestão de Habitats Florestais e de Altitude na Ilha da Madeira, entre o IFCN e a TRIVALOR, SGPS, SA.

Esta cooperação assenta na concretização de atividades de informação e sensibilização ambiental, assim como, ações práticas de intervenção especificamente no miradouro do Juncal, como a retirada de plantas invasoras e plantação de plantas nativas da Madeira, por parte dos colaboradores da empresa TRIVALOR, acompanhados e orientados pelos serviços técnicos do IFCN, IP-RAM.

O projeto LIFE Freiras conta com o envolvimento e apoio público, privado e da sociedade, sendo exemplo esta parceria que foi estabelecido também em prol da sustentabilidade da endémica freira-da-madeira, tendo subjacente a preocupação relativa às ameaças ao seu habitat de nidificação e à área protegida do Macicço Montanhosos Oriental.

JULHO 2023

SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO A PROFESSORES

Foi de 11 a 14 de julho, que decorreu a formação - "A conservação das Freira da Madeira (aves marinhas)", dirigidas a um grupo de 75 docentes da RAM de três instituições escolares, nomeadamente, a escola da Levada (Dr. Ângelo Augusto da Silva), Carmo (Maurílio Dantas) e Galeão (Dr. Eduardo Brazão de Castro), no âmbito do projeto LIFE FREIRAS.
Esta atividade formativa, com componentes teórica e prática, teve como objetivo sensibilizar e dar a conhecer as freiras, os seus habitats, as suas ameaças, principais medidas de conservação, o projeto e as áreas Rede Natura 2000 de intervenção do projeto.
A saída de campo no Maciço Montanhoso Oriental foi acompanhada pelos técnicos e Vigilantes da Natureza, com visita ao Miradouro do Ninho da Manta, de modo a conhecerem no terreno os trabalhos de conservação da freira-da-madeira e a sua área de nidificação, a flora nativa e endémica existente neste local, assim como, a presença de invasoras, como a giesta e a carqueja.

JUNHO 2023

UM ANO DE CENSOS NOTURNOS NA MADEIRA

A equipa da SPEA Madeira - parceiro do IFCN no projeto LIFE Freiras - realizou durante um ano, censos noturnos com o objetivo de contabilizar “jangadas” de aves marinhas em alto mar, realizar escutas noturnas de aves marinhas e observar embarcações e respetiva iluminação utilizada para identificar fontes de poluição luminosa no mar. 

Cada censo teve a duração de 4 horas, iniciando-se uma hora antes do pôr-do-sol. Foram realizados em 5 pontos de observação a partir da costa na zona Este da Madeira, abrangendo também áreas potenciais de entrada da freira-da-madeira para os seus locais de nidificação no Maciço Montanhoso Oriental.

MAIO 2023

AS FREIRAS-DO-BUGIO JÁ COMEÇARAM A CHEGAR AOS SEUS NINHOS

Em maio, as primeiras aves chegaram aos seus ninhos no planalto do Bugio, nas ilhas Desertas.

A equipa de campo do LIFE Freiras esteve presente para início do acompanhamento desta época, com a montagem de 12 câmaras automáticas e 6 gravadores (audiomoths), limpeza da entrada dos ninhos e montagem de ninhos artificiais. 

Outros trabalhos essenciais foram realizados para o acompanhamento das cagarras e gaivotas, aves que habitualmente perturbam e ocupam os ninhos da freira-do-bugio.

MAIO 2023

LIFE FREIRAS  - CONTROLO DE INVASORAS 

Uma das ações previstas no projeto LIFE Freiras é o controlo de plantas invasoras no Areeiro, nas áreas adjacentes às áreas de nidificação da Freira-da-madeira. Neste sentido demos início aos trabalhos de controlo de Giesta (Cytisus scoparius), espécie exótica invasora na área de intervenção do projeto. 

Na execução destes trabalhos de controlo, o projeto privilegiou o controlo mecânico/manual que visa o corte de toda a parte área da planta. O material resultante desta intervenção ficará a decompor-se na área, devidamente arrumado, segundo as curvas de nível. O controlo desta planta invasora revela-se necessário para promover uma regeneração das espécies nativas na área de projeto. 

ABRIL 2023

AÇÃO DE NETWORKING COM O PROJETO LIFE VIDALIA

O LIFE VIDALIA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas - Governo dos Açores, viajou até à Madeira nos dias 5 e 6 de abril para uma ação de replicação dos resultados do seu projeto.
Proporcionou-se um encontro técnico com o LIFE FREIRAS e outros projetos e entidades regionais (LIFE DUNAS, Parque Ecológico do Funchal, SPEA Madeira), para partilha dos resultados e discussão da possibilidade de replicação conjunta futura em pós-projeto LIFE VIDALIA, nomeadamente, no que concerne às estratégias de combate às espécies de flora exóticas invasoras.
Este encontro permitiu a partilha de conhecimentos e experiencias já adquiridas entre projetos.

MARÇO 2023

MONITORIZAÇÃO DAS FREIRAS COM CÂMARAS AUTOMÁTICAS E GRAVADORES

Todos os anos em março, as freiras-da-madeira quando regressam aos seus ninhos no Areeiro para se reproduzir, o ciclo de reprodução é monitorizado pelos vigilantes da natureza e biólogos do IFCN. Este ano, esta monitorização será mais acompanhada com a colocação de 13 câmaras automáticas e 9 gravadores, em diferentes áreas com ninhos.

Os dados recolhidos vão permitir aumentar o conhecimento sobre a fenologia destas aves marinhas, ou seja, conhecer melhor sobre as fases do seu ciclo de reprodução, sobre os seus comportamentos no ninho, e também perceber que predadores estão a ameaçar esta espécie no seu ninho.

A colocação destes equipamentos foi possível através deste projeto, enquadrada numa das ações de conservação, que tem como objetivo melhorar o protocolo de monitorização para o acompanhamento futuro das populações de freira-da-madeira e permitir uma atuação mais antecipada perante ameaças.

MARÇO 2023

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO PROJETO LIFE FREIRAS

Foi no passado dia 15 de março, que decorreu a apresentação oficial do Projeto Life Freiras (LIFE20 NAT/PT/001277) no Miradouro do Ninho da Manta (Pico do Areeiro).

O LIFE Freiras é um projeto de conservação de natureza que se iniciou no final de 2021, é financiado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE e tem como objetivo geral e principal a modernização das ações de conservação realizadas com as ameaçadas Freiras - aves marinhas endémicas do arquipélago da Madeira.

A apresentação do projeto contou com a presença da Senhora Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, os parceiros SPEA e XIS-group e das equipas técnicas.

FEVEREIRO 2023

ATELIER “FREIRAS, AVES MONTANHISTAS E NAVEGADORAS” NA EB1/PE/C DE SANTANA E EB1/PE/C DOS LOUROS

As atividades educativas no âmbito do projeto de conservação LIFE Freiras continuam a ir às escolas.As atividades educativas no âmbito do projeto de conservação LIFE Freiras continuam a ir às escolas. Desta vez, o atelier “Freiras, aves montanhistas e navegadoras” foi dinamizado, na passada segunda-feira, na EB1/PE/C de Santana e na EB1/PE/C dos Louros para crianças da Educação Pré-escolar e alunos do 1º Ciclo respetivamente.

As ações de sensibilização que abordaram estas duas aves marinhas, endémicas do arquipélago da Madeira terminaram de forma lúdica e muito divertida, onde os petizes colocaram os seus conhecimentos em prática através de um jogo criado para esse efeito!

JANEIRO 2023

REUNIÃO EXECUTIVA PRESENCIAL DO PROJETO LIFE FREIRAS

Foi no dia 4 de janeiro de 2022 que se realizou a segunda reunião executiva do projeto LIFE Freiras.

O LIFE Freiras é um projeto de conservação de natureza que se iniciou no final de 2021, é financiado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE e tem como objetivo geral e principal a modernização das ações de conservação realizadas com as ameaçadas Freiras - aves marinhas endémicas do arquipélago da Madeira.

Esta foi a primeira reunião executiva presencial do projeto, que teve como objetivos principais fazer ponto de situação das ações após um ano do início do projeto, planear as atividades para 2023 e identificar e gerir possíveis implicações no seu desenvolvimento.

Contou com a participação dos parceiros SPEA e XIS-group e das equipas técnicas dos vários sectores temáticos de trabalhos: aves, predadores, plantas invasoras, poluição luminosa, atividades lúdico-desportivas, plano de contingência, mapas, logística, e gestão financeira e técnica do projeto.

JANEIRO 2023

ATELIER “FREIRAS, AVES MONTANHISTAS E NAVEGADORAS” NA EB1/PE DO CANIÇO

E continuamos a dinamizar as atividades educativas no âmbito do projeto de conservação LIFE Freiras. Assim, o atelier “Freiras, aves montanhistas e navegadoras” foi dinamizado, no passado dia 10, na EB1/PE do Caniço para os alunos do 4º ano de escolaridade.

A atividade, com componente teórica e prática, desenvolveu-se num ambiente de muita curiosidade, onde as crianças mostraram-se muito interessadas sobre o tema. Nunca é demais lembrar a importância destas aves, a freira-da-madeira (Pterodroma madeira) e a freira-do-bugio (Pterodroma deserta), aves marinhas endémicas do arquipélago da Madeira.

JANEIRO 2023

A FREIRA-DA-MADEIRA E AS ATIVIDADES HUMANAS NO MACIÇO MONTANHOSO

No passado dia 11 de janeiro decorreu no Centro Freira da Madeira Dr. Rui Silva, a primeira reunião com os stakeholders envolvidos nas atividades que ocorrem na área protegida do Maciço Montanhoso Central.

Esta ação preparatória (A.3) do projeto LIFE Freiras, tem como objetivo a atualização do regulamento sobre as atividades humanas no Maciço Montanhoso Oriental e criação de um guia de boas práticas.

Foram auscultados intervenientes que operam com atividades lúdico-desportivas, turísticas e de interpretação de natureza, de forma a que estes contributos possam ser implementados em regulamento, incrementando a melhoria do estado de conservação da freira-da-madeira e da sua área de nidificação.

DEZEMBRO 2022

AS MONTANHAS DA MADEIRA E AS FREIRAS EM REVISTA NACIONAL

Após um ano de projeto, o LIFE Freiras é divulgado a nível nacional num artigo publicado na INCorporate Magazine de dezembro, revista mensal do semanário SOL.

O artigo enquadra-se nas comemorações do dia Internacional da Montanha (11 de dezembro) e divulga “Os tesouros do Maciço Montanhoso da Madeira”, dá a conhecer sobre as Freiras - aves marinhas endémicas - e suas ameaças, e apresenta os objetivos e ações deste projeto de conservação de natureza no arquipélago da Madeira.

NOVEMBRO 2022

AS FREIRAS VÃO À ESCOLA

Foi no final do mês de novembro de 2022 que as Freiras foram pela primeira vez a uma Escola da Região no âmbito das ações de educação ambiental deste projeto LIFE.

A atividade foi dirigida a uma turna de 16 alunos do 4º ano do 1º ciclo através de um atelier infantil composto por uma palestra “Freiras, as aves montanhistas e navegadoras” e uma atividade lúdica em que aplicaram os novos conhecimentos sobre estas aves marinhas - as Freiras do arquipélago da Madeira.

Logo a seguir, no início de dezembro foi a vez de um grupo de dez utentes do Centro Comunitário da Nogueira receber a nossa visita para uma palestra alusiva às Freiras e a este projeto de conservação que está a ser desenvolvido!

NOVEMBRO 2022

LIFE FREIRAS DIVULGADO NAS X JORNADAS FLORESTAIS DA MACARONÉSIA

O projeto LIFE Freiras esteve presente nas X Jornadas Florestais da Macaronésia que decorreram entre 15 e 17 de Novembro de 2022, na ilha da São Miguel, Açores.

Na edição deste ano, as Jornadas tiveram como tema “Os serviços ecossistémicos da floresta da Macaronésia”, contando com representantes das quatro regiões biogeográficas: Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

O LIFE Freiras apresentou-se com um poster para divulgar o projeto (objetivos, ameaças e ações), inserido no painel temático III destas Jornadas - Desertificação, incêndios florestais e alterações climáticas.

OUTUBRO 2022

O LIFE FREIRAS PRESENTE NAS PROVAS DE TRAIL RUNNING NA MONTANHA

Com o objetivo de divulgar o projeto, enquadrado nas ações de divulgação e sensibilização, durante o mês de outubro de 2022, o projeto LIFE Freiras esteve presente em duas provas de trailrunning na montanha - o Ultra Madeira 2022 e o Ecotrail Madeira 2022.

Estas duas provaspassampelo Maciço Montanhoso Oriental - área de nidificação da freira-da-madeira, têm como ponto de abastecimento o Centro Freira-da-madeira no Pico do Areeiro. Neste ano contaram com uma média de cerca de 500 atletasde diferentes nacionalidades, em cada prova.

JULHO 2022

DECORREU A PRIMEIRA REUNIÃO PRESENCIAL DA COMISSÃO CIENTÍFICA PARA O GRUPO DE ESTUDOS DAS AVES 

Com intuito de aconselhamento e orientação nas ações de estudo dirigidas à ecologia e biologia da freira-da-madeira e da freira-do-bugio, decorreu no Funchal nos dias 21 e 22 de julho de 2022, a primeira reunião presencial da Comissão Científica do projeto para o grupo das Aves, incluindo uma visita à área de intervenção do projeto no Areeiro.

Nesta reunião, a comissão científica contou com os investigadores:
Paulo Catry do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Ispa-Instituto Universitário, Mónica C. Silva do cE3c-Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Pedro Granadeiro e Francesco Ventura, ambos do CESAM-Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Departamento de Biologia Animal da FCUL.

JULHO 2022

FORMAÇÃO SOBRE A BIOLOGIA | ECOLOGIA DAS AVES MARINHAS, PROSPEÇÃO E PROTOCOLOS DE MONITOIRZAÇÃO 

A presença dos elementos da Comissão Científica para o grupo das Aves na Região (Paulo Catry, Monica Silva, José Pedro Granadeiro e Francesco Ventura), proporcionou a realização de uma formação sobre Biologia/Ecologia de aves marinhas, metodologias de prospeção, manuseio e protocolos de monitorização, entre os dias 18 e 21 de julho de 2023.

Esta formação decorreu no âmbito das ações de Formação e Sensibilização do projeto a grupos-alvo e foi dirigida aos técnicos do IFCN, vigilantes da natureza e biólogos na Madeira. Contou com uma componente teórica em sala e uma componente prática nas ilhas Desertas, habitat de nidificação da freira-do-bugio e área de intervenção do projeto LIFE Freiras.

JULHO 2022

PROFESSORES RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE AS FREIRAS E A SUA CONSERVAÇÃO

No âmbito das ações de Formação e Sensibilização do projeto a grupos-alvo, entre os dias 12 e 15 de julho de 2022, realizou-se uma formação dirigida a 3 grupos de professores de várias escolas da Região, num total de cerca de 80 formandos.

Na sua componente teórica a formação abordou sobre as Freiras do arquipélago da Madeira, as suas caraterísticas como aves marinhas, ameaças e trabalhos de conservação efetuados ao longo do tempo. A formação culminou com uma visita à Reserva Natural das Ilhas Desertas, onde se encontra a área de nidificação da freira-do-bugio, umas das áreas de intervenção do projeto LIFE Freiras.

FEVEREIRO 2022

PRIMEIRA REUNIÃO EXECUTIVA DO PROJETO LIFE FREIRAS

Foi no dia 3 de fevereiro de 2022 que se realizou a primeira reunião executiva do projeto LIFE Pterodormas4future/ LIFE Freiras, via online.

Esta reunião teve como objetivo o arranque executivo do projeto, com a apresentação deste e dos parceiros – SPEA e XGT e equipas executiva, distribuídos e responsáveis pelos vários sectores temáticos de trabalhos: aves, predadores, plantas invasoras, poluição luminosa, atividades lúdico-desportivas, plano de contingência, mapas, software imagens, logística, e gestão financeira e técnica do projeto.

Estas reuniões pretendem-se que decorram de forma regular e acontecem no âmbito da ação F1 que tem como objetivo assegurar a coordenação técnica e financeira, e gestão do projeto. 

bottom of page