top of page
Pedro Nascimento_Areeiro.JPG

PROJETO

LIFE Freiras

Desde há cerca de 40 anos que as Freiras do arquipélago da Madeira têm sido alvo de esforço de conservação, no entanto as ameaças à continuidade das espécies são constantes, principalmente associadas ao homem. As populações de Freiras continuam na iminência da extinção! A implementação de novas medidas de conservação e metodologias mais eficientes e eficazes é de extrema necessidade!

 

O projeto LIFE Freiras / LIFE Pterodromas4future (LIFE20 NAT/PT/001277) é cofinanciado a 70% pelo Programa LIFE Natureza da Comissão Europeia num montante total de 1 838 151,00€.

 

Está a decorrer desde 1 de outubro de 2021 até 30 de setembro de 2026 e é coordenado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM).

 

O projeto contribuirá para a implementação da Estratégia de Biodiversidade da UE até 2030, Diretiva Habitats, Diretiva Aves, Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas e Regulamento da UE N.º 1143/2014 relativo à prevenção e gestão da introdução e propagação de espécies exóticas invasoras.

Também está de acordo com a Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

 

Melhorar e garantir o estado de conservação da freira-da-madeira (Pterodroma madeira) e da freira-do-bugio (Pterodorma deserta), aves marinhas endémicas do arquipélago da Madeira, nas suas áreas de nidificação (áreas de intervenção).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

A melhoria das condições do habitat de nidificação das Freiras, o aumento do conhecimento sobre a sua biologia e ecologia, e a minimização do impacte das suas ameaças, com recurso a novas tecnologias para modernização das ações de conservação destas espécies.

 

O projeto visa concretamente:

- aumentar a resiliência do habitat de nidificação das Freiras às alterações climáticas

- reduzir a mortalidade de adultos e juvenis durante a época de reprodução

DSC04035.JPG

AÇÕES

- Modernização da monitorização das Freiras com novas tecnologias não invasivas, minimizando o impacto nos habitats e nas aves.

- Aumento e atualização do conhecimento sobre as espécies, nomeadamente, as áreas de nidificação, o tamanho e a tendência populacional.

- Colocação de ninhos artificiais nas duas áreas de intervenção.

- Criação de barreira corta-fogo em redor das áreas de nidificação da freira-da-madeira com erradicação e controlo de plantas invasoras.

- Modernização do controle e da monitorização de predadores nas áreas de intervenção.

- Minimização da poluição luminosa nos corredores de voo entre o mar e as áreas de nidificação.

- Regulamentação das atividades de natureza nas áreas de nidificação da freira-da-madeira.

- Aumento da sensibilização e do conhecimento do público em geral, escolas, montanhistas e turistas, sobre as Freiras e as suas ameaças.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

20220722_114847.jpg
DSC0401a7.jpg
numeros-03.jpg
numeros-02.jpg

Área de nidificação da freira-da-madeira

(Pterodroma madeira)

 

Maciço Montanhoso Oriental na Ilha da Madeira, classificado como:

 

-Parque Natural da Madeira (Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude) desde 1982

-Rede Natura 2000 (Zona de Proteção Especial – ZPE e Zona Especial de Conservação – ZEC) desde 2009

-Área Importante para Aves e Biodiversidade (IBA) pelo menos desde 2000

-Monumento Natural do Maciço Montanhoso Central  desde 2021

Área de nidificação da freira-do-bugio

(Pterodroma deserta)

Bugio nas Ilhas Desertas, classificadas como:

 

-Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa desde 1992

-Reserva Natural das Ilhas Desertas desde 1995

-Diploma Europeu do Conselho da Europa para Áreas Protegidas desde 2014

-Rede Natura 2000 (Zona de Proteção Especial – ZPE e Zona Especial de Conservação – ZEC) desde 2009

-Área Importante para Aves e Biodiversidade (IBA) pelo menos desde 2000

mapa 2.jpg
PARCEIROS.JPG

PARCEIROS

Beneficiário Coordenador

logos financiamento-05.png

Beneficiários Associados

logos financiamento-06.png
logos financiamento-07.png

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM é uma entidade pública com autonomia própria, sob a tutela da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. Tem por missão promover a conservação da natureza, o ordenamento e a gestão sustentável da bio e geodiversidade, da paisagem e da floresta, bem como dos recursos a ela associados e ainda a gestão das áreas protegidas. O IFCN, IP-RAM tem uma larga experiência na implementação de projetos de conservação no âmbito do programa LIFE União Europeia. No LIFE Pterodromas4future, como coordenador, tem funções na gestão do projeto e na execução das ações com as aves, os predadores, as plantas invasoras, a logística, o plano de contingência, as atividades lúdico-desportivas, a sensibilização e educação ambiental entre outras.

A SPEA é uma Organização Não-Governamental de Ambiente que tem como missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats. Desde 1999, a SPEA é o parceiro da BirdLife International em Portugal. A SPEA tem uma larga experiência na implementação de projetos de conservação no âmbito do programa LIFE União Europeia. No LIFE Pterodromas4future, como parceiro, será responsável pelas ações de combate à problemática da poluição luminosa (PL), no que concerne ao mapeamento da PL, envolvimento de stakeholders, mitigação na PL nos corredores de passagem da freira-da-madeira, e sensibilização para a ameaça da PL.

A XIS Group sedeada na Madeira, desde 1998 tem competências em engenharia de sistemas de informação, desenvolvimento de aplicações web e apps; cibersegurança; inteligência artificial; Big Data & Analytics; e nuvens informáticas. Fornece ferramentas informáticas, serviços de consultoria, formação e apoio neste âmbito. No LIFE Pterodromas4future, como parceiro, será responsável pelo desenvolvimento de um software com um algoritmo de reconhecimento específico para detetar vertebrados (como ratos, gatos, aves) em fotos infravermelhas tiradas por câmaras automáticas no terreno.  Este software irá identificar os animais e organizá-los por grupos para posterior tratamento.

bottom of page